Translate

Mestre Legalzinho Capoeira



    Sucedeu no estado do Rio de Janeiro, na região da Baixada Fluminense mais precisamente na cidade de São João de Meriti, o nascimento de Weverton Mauricio Ribeiro, no dia 11 de abril de 1971. A história de vida do meritiense mostra a importância de uma forte base familiar, apoio irrestrito e confiança inabalável das pessoas que estão à sua volta, ajudando-o a superar qualquer dificuldade.

 Posteriormente, na cidade de Guaratinguetá no estado de São Paulo, a história continuava. Em sua nova caminhada, aproximadamente em 1988, o meritiense ingressou na Escola de Especialistas da Aeronáutica – EEAR. Todavia, duas vezes por semana na EEAR, havia coletivamente instrução de educação física, ou seja, todos faziam juntos o aquecimento, carinhosamente chamado de “suga”, e ao término a turma era dividida por modalidades esportivas: atletismo, futebol, vôlei, judô, karatê, capoeira e outros.

Permanecendo na aeronáutica, felizmente Weverton escolheu a capoeira, e ingressou nessa jornada com seu colega conhecido por “De Lira” — entretanto, na caserna ou singularmente quartel, é uma tradição do integrante receber um nome de guerra. Semelhantemente as outras modalidades, a capoeira era composta por pessoas dos mais variados estados brasileiros, “…quando o grupo se reunia, cada um fazia os movimentos que achava mais interessante e os outros tentavam imitar, formando um estilo variado” — Em entrevista, o atual Mestre Legalzinho, relembrou deste momento. É mister ressaltar que Legalzinho participou da primeira apresentação de capoeira na OCA (Olimpíada do Corpo de Alunos), no segundo semestre de 1988.

Ao finalizar o curso de sargento da Aeronáutica, Weverton foi transferido para o quartel na cidade de Lagoa Santa, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais, entretanto, residia no bairro Santa Mônica na capital belo-horizontina. Em 1992, certo dia, de passagem pelo bairro Planalto, o proeminente Legalzinho, visualizou uma propaganda em faixa, do Grupo Porto de Minas, com inscrições abertas para as aulas de capoeira na Academia Nivea Bicalho.

Satisfeito pelo informativo, o meritiense Legalzinho matriculou-se, contudo, uma verídica demonstração de autenticidade, o Graduado Juran do Grupo Porto de Minas recebeu um dos seus primeiros alunos."

Eventualmente mudanças são sempre desafiadoras, em 1994, Legalzinho mudou-se de bairro, e em continuidade a sua jornada na capoeira, passou a fazer parte do grupo Artes da Gerais com o Graduado Calango. Neste mesmo ano, ao final do segundo semestre, enamorados, Weverton e Semíramis (atualmente mestra codorna) se casaram.

Por conta do seu engajamento, e o desejo de garantir a continuidade da capoeira, aproximadamente em 1997, Legalzinho organizou o seu primeiro evento de troca de cordas em São José da Lapa. Foram exatamente doze alunos que trocaram respectivamente suas graduações. Contudo, no dia seguinte do evento, o Professor Calango resolveu desligar se grupo Artes das Gerais. Entretanto, Legalzinho, Codorna, e os alunos seguiram a decisão do professor.   

Algumas etapas sempre requerem adaptações, definitivamente — Professor Carlinho Aidê, Professor Calango e Professor Tulipa — fundaram o Centro Cultural Rio-Minas Capoeira e Artes, mais conhecido pelo nome fantasia de “Grupo Rio-Minas”. Com a participação ativa de Legalzinho. Por motivos pessoais, o Contramestre Calango deixou de fazer parte do Grupo Rio-Minas, e em busca de uma nova jornada, trilharia um novo caminho, juntamente com seus alunos do seu antigo grupo de capoeira.

 É realmente admirável quanta resiliência existiu nesta história, unanimemente Mestre Carlinho Aidê, Professor Ligeiro, Professor Marrom e Professor Legalzinho optaram por reestruturar o Grupo Capoeira Rio-Minas. Reuniram-se em São José da Lapa no dia 29 de janeiro de 2002 e decidiram reinaugurá-lo, renomeando para Grupo Capoeira NEGRIM – em conformidade à sigla de “Nova Escola Geração Rio-Minas”.

 Inclusive, algo gerador de felicidade é ter data para comemorar, principalmente as que celebram um momento demasiadamente especial, em 2011 Legalzinho foi elevado ao patamar de Mestre no GCN — Grupo Capoeira NEGRIM, pelo Mestre Carlinhos Aidê poucos meses após o falecimento do Mestre Vieira, “…foi um misto de emoções, alegria pela minha formatura e tristeza pela morte do Mestre Vieira, me marcou escutar o mestre Carlinhos dizer que após me formar a mestre, ele se sentiu um verdadeiro mestre.” – Em entrevista, o atual mestre Legalzinho, se emocionou ao lembrar.

Compactuando deste mesmo pensamento, Mestre Legalzinho teve a mesma sensação ao formar em 2022 a sua cônjuge a mestra, justamente na comemoração dos 25 anos de existência do Grupo. A forma como Mestre Legalzinho nunca permitiu que algum estereótipo interferisse em seus objetivos era admirável, apesar das dificuldades, sua forma de agir em nome do Grupo Capoeira Negrim, é um exemplo de atitude, especialmente porque o seu legado é que seus alunos continuem transmitindo os valores da capoeira, construídos com muito esforço ao longo de toda essa jornada.

Texto elaborado pelo Aluno Gohan — Bruno Hermenegildo  MG