Translate

Breve Histórico da Capoeira

          Os portugueses tinham a necessidade de colonizar as terras recém descobertas mas precisavam de mão de obra barata. A exemplo de outros países, começaram a traficar negros africanos para o brasil. Eram negros de varias etnias que fundiram suas culturas e formaram várias outras, inclusive a capoeira, que juntamente com o candomblé constituíram uma forma de resistência ao regime escravocrata.
          Os anos se passaram e as fugas das senzalas ocorriam com mais frequência. Essas fugas propiciaram a formação de ajuntamentos de negros em comunidades que receberam o nome de quilombos.
          O Quilombo dos Palmares foi o mais famoso, cujos últimos líderes foram o rei Gangazumba e em seguida Zumbi, considerado por muitos, o primeiro mestre de Capoeira e hoje lembrado como símbolo da consciência negra no Brasil.
          Com a chegada da família real, a capoeira teve uma mudança de fase, passou a ser perseguida. Estava em evidência por ser a principal arma do negro para os seus delitos. Os dotes capoeiristas foram usados em várias situações importantes para a política nacional. Foram enviados até mesmo para a guerra do Paraguai como forma de punição... Mas voltaram como heróis.
          Deram muito trabalho para os delegados de polícia na época Imperial. No final do século XIX, após abolição da escravidão e no início da República, foi incluso no código penal um artigo que tornava criminoso o praticante de capoeira. Quem fosse flagrado praticando capoeira seria condenado a cumprir pena em Fernando de Noronha.
          O início do século XX foi marcado por mais uma mudança de fase na capoeira. Os movimentos capoeiristas na Bahia tornaram-se mais divulgados com maior destaque para duas personalidades que promoveram grandes mudanças na capoeira: Mestre Bimba e Mestre Pastinha.
          Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado - 1900 a 1974), o criador da Capoeira Regional, acrescentou inovações e revolucionou a capoeira tradicional misturando golpes e movimentos do Batuque (luta na qual seu pai era campeão) e começou a divulgá-la a partir de 1918.
          Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha - 1889 a 1981), o maior divulgador da Capoeira Angola teve a oportunidade de levar sua equipe de capoeiristas para a África no “Festival de Artes Negras de Dakar” no ano de 1966. Lá conheceu uma dança chamada N'Golo (Dança das Zebras) que continha movimentos muito parecidos com os movimentos da capoeira. Mestre Pastinha defendia a tese de que a capoeira era oriunda desta dança.
Por: Mestre Legalzinho Capoeira