Translate

História do Grupo Capoeira Negrim

   Da marginalização ao reconhecimento internacional, a capoeira tornou-se a quinta manifestação cultural brasileira reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A prática só foi reconhecida mesmo em 1937, depois que o Mestre Bimba a apresentou ao então presidente Getúlio Vargas, que a declarou esporte nacional.

   Sucedeu no estado do Rio de Janeiro, o nascimento de José Vieira dos Anjos – também conhecido como Mestre Vieira – em 1956. Mestre Vieira tornou-se o protagonista da fundação do Grupo de Capoeira Aidê em 1973. E, em virtude da sua enorme dedicação – um fato épico e inesquecível na história – José Vieira foi reconhecido e formado a Mestre de Capoeira pela Federação em 1976.

   Felizmente Mestre Vieira, recebeu no Grupo Aidê um aluno com um futuro promissor, chamado José Carlos de Souza Ciriaco, o privilegiado e eminente aluno, praticava capoeira com o Mestre Vieira. Uma verídica demostração de aprendizado e autenticidade, o mestre orgulhosamente passou a chamar José Carlos de “Carlinho Aidê” em referência ao nome do grupo. Com o passar do tempo, o aluno adquiriu conhecimento, capacidade técnica e passou a ministrar aulas de Capoeira.

   Posteriormente, sobreveio uma debilidade à saúde do Mestre Vieira, impossibilitando-o de lecionar as aulas. Por isso, passou a contar com o apoio de sua equipe para manter as atividades do grupo em funcionamento e, nesta circunstância, Carlinho Aidê foi um dos colaboradores proeminentes da equipe. Independentemente das circunstancias, prevaleceu o sentimento de gratidão em ambas as partes. Mestre Vieira estava ainda se recuperando, quando recebeu a notícia de que, em busca de uma nova jornada, Carlinho Aidê trilharia um novo caminho. Parecia utopia, Mestre Vieira admiravelmente afeiçoado pelo seu aluno apadrinhou-o. Mesmo Mestre Vieira comprometido e necessitando do auxílio de sua equipe, não mediu esforços para ajudar seu aprendiz quando ele necessitou. Todavia, futuramente os caminhos dos dois se cruzaria novamente.

   Em sua nova caminhada, permanecendo no Rio de Janeiro, o Graduado Carlinho Aidê passou a exercer as atividades no Grupo Capoeira Brasil, e desta vez é recebido pelo Mestre Boneco. E, com o decorrer do tempo, foi elevado ao patamar de professor conforme seu comprometimento e eficiência.

   Simultaneamente, ensinar capoeira era a paixão do Professor apelidado por “Calango” – pertencente ao Grupo Artes das Gerais – localizado na capital do estado de Minas Gerais, O Professor Calango, recebeu um convite inesperadamente, a fim de participar de um evento realizado pelo Grupo Capoeira Brasil, no estado do Rio de Janeiro. Ocasionalmente neste dia, ele veio a conhecer o Professor Carlinho Aidê, que por sinal era muito hospitaleiro e ao findar da cerimonia o Professor Calango hospedou-se na residência do Professor Carlinho Aidê junto a sua família e tornaram-se amigos.

   Satisfeito pela amizade, o Professor Carlinho Aidê retribuiu a visita em uma concentração realizada na cidade de Belo Horizonte pelo Grupo Artes das Gerais. O Professor Calango auxiliou neste alegre encontro de capoeira, cuja participação e apoio dos alunos foi inesquecível. Weverton Mauricio Ribeiro e Semíramis Maloni, casados, conhecidos respectivamente por Legalzinho e Codorna, neste dia, receberam o Professor Carlinho Aidê na residência de seus familiares com comodidade.

   Em Belo Horizonte a história continuava. Muitas pessoas participaram desta jornada. O professor Tulipa, que se tornou também uma inspiração, despertou singularmente a atenção de todos. Pois, embora possuísse seu próprio grupo de capoeira, não fazia acepção de pessoas e era assíduo também em eventos realizados pelo Professor Calango, o que os uniu em amizade ainda mais.

   A forma como Legalzinho nunca permitiu que algum estereótipo interferisse em seus objetivos era admirável. Ele participava do treinamento com o Professor Calango na capital dos mineiros. No entanto, morava em São José da Lapa – cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. No terceiro mês de 1997 em um sábado, Legalzinho e sua equipe, realizaram uma memorável apresentação em São José de Lapa, pois tratava-se do seu primeiro evento e um grande passo para a construção desta bela história.

   No dia seguinte, era uma manhã de Domingo! Um dos fundadores do Grupo Artes das Gerais conhecido por todos como Mestre Museu, realizava tradicionalmente uma roda de capoeira na Feira Hippie no Centro de Belo Horizonte, o Professor Calango e o Professor Carlinho Aidê, estavam presentes neste dia, após o término da apresentação, os dois professores conversaram, e, compactuando as mesmas ideologias e linha de pensamentos, resolveram discutir sobre a criação de um inovador grupo de capoeira.

   Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano. E como todo projeto, precisa de uma estratégia para ser alcançado, Professor Carlinho Aidê e Professor Calango, convidaram o Professor Tulipa para fazer parte desta junção.

   Algo gerador de felicidade é ter data para comemorar, principalmente as que celebram um encontro especial, no dia 07/06/1997, os Três Professores definitivamente – Professor Carlinho Aidê, Professor Calango e Professor Tulipa – fundaram o Centro Cultural Rio-Minas Capoeira e Artes, mais conhecido pelo nome fantasia de “Grupo Rio-Minas”.

   Por trás de um grande sucesso há sempre uma grande equipe. Seria impossível chegar onde chegaram sem o apoio motivacional e participativo de algumas pessoas. Todavia, os caminhos de Mestre Vieira e do Professor Carlinho Aidê cruzaram-se novamente. O mestre imensamente feliz pela decisão do trio, decidiu estender o apadrinhamento de um dos seus alunos a toda a equipe. Desta forma, o Grupo Rio-Minas passou a contar com o acompanhamento de um grande mestre, mesmo ele pertencendo a outro grupo de capoeira.

   O primeiro evento comemorativo com algumas trocas de graduações do Grupo Rio-Minas, aconteceu no Estado do Rio de Janeiro, poucos meses após a fundação em 1997. Nesta cerimônia, o padrinho – Mestre Vieira – formou o Professor Carlinho Aidê a Contramestre – graduação de cor marrom. A hierarquia e respeito eram valores compartilhados entre eles. Desta forma, respectivamente, o novo Contramestre Carlinho Aidê elevou o Professor Calango e o Professor Tulipa ao próximo patamar de graduações sendo os novos Professores corda roxa do grupo.

   Ainda em 1997, poucos meses após o primeiro evento, o grande encontro do grupo foi realizado na capital de Minas Gerais, dentro do Shopping Norte. Na troca de graduações, um capoeirista, cujo futuro seria promissor, apelidado de “Legalzinho”, conquistou a graduação da corda de cor azul.

   Eventualmente mudanças são sempre desafiadoras, algumas etapas sempre requerem adaptações e em novembro de 1997, o Professor Tulipa, por motivos pessoais, deixou de fazer parte do Grupo Rio-Minas e retornou, juntamente com seus alunos, ao seu antigo grupo de capoeira. Praticar a empatia ao próximo independentemente de qualquer fator, foi a forma mais bonita e simples do Contramestre Carlinho Aidê e do Professor Calango, demostrarem respeito e gratidão ao Professor Tulipa.

   Em 1991 sucedeu no Rio de Janeiro, no Ministério da Cultura, o proeminente Carlinho Aidê, conheceu ocasionalmente o Wenderson Barbosa da Silva, apelidado de “Ligeiro”, e também Marcelo Morete conhecido como “Marrom”, que na ocasião pertenciam ao Grupo Filhos da Lua.

   Ligeiro e Marrom, eram grandes amigos, consideravam-se irmãos, unidos independentemente de qualquer distância ou circunstância, tinham os mesmos objetivos e talentos, pois transformavam um pequeno instante, em grandes momentos de alegria.

   Em 1998, semelhantemente, Ligeiro e Marrom, foram formados a Professores de capoeira, com a graduação de “cordel azul” no Grupo Filhos da Lua, pelo Mestre Dico. Difícil era encontrar pessoas que sabiam extrair da vida tantas lições como estes dois, a perseverança e a dedicação dos Professores Ligeiro e Marrom ao que acreditavam, foram os ingredientes destas conquistas.

   Os Professores Ligeiro e Marrom, decidiram deixar o Grupo Filhos da Lua, comunicaram ao Mestre Dico que sairiam definitivamente do grupo. Passaram oficialmente a treinar capoeira no Grupo Rio-Minas em 10/01/1999, com o Contramestre Carlinho Aidê. Foi um privilégio muito grande recebê-los sem dúvidas, pois trouxeram muitos conhecimentos.

   Todavia no Grupo Rio-Minas, em meados do segundo semestre de 1999, os Professores Ligeiro e Marrom, receberam respectivamente a graduação “laranja/verde” referente ao patamar de estagiário, em um evento realizado pelo Contramestre Carlinho Aidê.

   Conquistar a graduação de Mestre de Capoeira, significa basear a sua vida a uma verdadeira montanha-russa entre vencer, perder, se alegrar e se entristecer, agregar algumas pessoas e perder outras! Porém, a maior e mais dificultosa curva desta montanha-russa é nos conhecermos plenamente, cada detalhe, interpretar cada pensamento, cada anseio, dúvida e desejo... é necessário fazer por onde, para alcançar o maior patamar da capoeira, com extrema humildade.

   No Rio de Janeiro, ao terceiro mês do Ano 2000, o Contramestre Carlinho Aidê realizou um marcante evento para troca de graduações do Grupo Rio-Minas, neste evento surpreendentemente o Mestre Vieira formou o Contramestre Carlinho Aidê a Mestre, tornando-o primeiro mestre oficial do Grupo Rio-Minas

   Neste mesmo evento o novo mestre de capoeira Carlinho Aidê, hierarquicamente formou o Professor Calango a Contramestre de graduação corda cor marrom. Respectivamente os dois estagiários Ligeiro (Wenderson) e Marrom (Marcelo), receberam a graduação de Professor, corda verde/roxa.

   Sucedeu em Minas Gerais, no primeiro semestre de 2001, o Contramestre Calango formou o Instrutor Legalzinho a Professor corda verde/roxa. Depois desta longa caminhada com o Grupo Rio-Minas o Contramestre Calango desligou-se do grupo. O Professor Legalzinho então passou a coordenar os trabalhos em Minas Gerais, com a supervisão do Mestre Carlinho Aidê no Rio de Janeiro.

   É realmente admirável quanta resiliência existiu nesta história, unanimemente Mestre Carlinho Aidê, Professor Ligeiro, Professor Marrom e Professor Legalzinho optaram por reestruturar o Grupo Capoeira Rio-Minas. Reuniram-se em São José da Lapa no dia 29 de janeiro de 2002 e decidiram reinaugurá-lo, renomeando para Grupo Capoeira NEGRIM – em conformidade à sigla de “Nova Escola Geração Rio-Minas”.

   Todavia, em 2004 ocorreu o “I Festival de Cantigas de Capoeira de São José da Lapa”, organizado pelo Professor Legalzinho. O evento foi aberto para todos participantes do Grupo Capoeira Negrim e vários alunos apresentaram músicas de autoria própria ao público e jurados. A canção vencedora foi composta pelo Professor Marrom, intitulada de “Hino do Grupo Capoeira Negrim”, e tornou-se hino oficial do grupo. Ele expressou que “o NEGRIM é um grupo diferente, mexe com agente”. Algum tempo depois o Professor Marrom, afastou-se temporariamente da capoeira.

   No dia 19 de março de 2011 um grande homem se foi. Faleceu o padrinho Mestre Vieira. Com grande pesar, os integrantes do Grupo Capoeira Negrim acataram a notícia, entretanto orgulhavam-se por terem herdado o legado deixado pelo Mestre Vieira para as futuras gerações, pois dizia que “lutar capoeira” simbolizava filosofar e poetizar, era remédio para muitos males, significava estar de bem consigo, e sermos solidário com o sofrimento alheio.

   Tantas histórias e formaturas ocorreram após nove anos da reestruturação do Grupo, que coincidentemente em 2011, houve a formatura de um novo mestre da capoeira. O Mestre Carlinho Aidê, elevou o Contramestre Legalzinho ao patamar de Mestre. Entretanto o novo Mestre Legalzinho oficialmente é reconhecido como o segundo mestre formado no Grupo Capoeira Negrim.

   Em 2012, o Contramestre Ligeiro organizou um evento intitulado de MARICAPOEIRA, sob a supervisão do Mestre Carlinho Aidê. O objetivo foi alcançado com sucesso, todavia reuniram inúmeros capoeiristas na cidade de Maricá no Rio de Janeiro. No entanto, a grandiosa surpresa foi recebida pelo próprio Contramestre Ligeiro, pois neste evento o Mestre Carlinho Aidê o formou a Mestre. Orgulhosamente, os alunos, amigos e familiares de Mestre Ligeiro prestigiaram este fato histórico, pois felizmente ele foi reconhecido como o terceiro mestre formado no Grupo Capoeira Negrim.

   Exatamente no dia 07/06/2017 o Grupo Capoeira Negrim completou 20 anos de sua fundação. É mister ressaltar que foram duas décadas de desafios! Entretanto, essa data é também símbolo de toda a evolução e crescimento do Grupo desde o seu início. Transformaram a ideia em realidade. As festividades comemorativas foram iniciadas no mês seguinte em 07/07/2017, sendo o primeiro evento organizado pelos mestres com atividades nos três núcleos simultaneamente.

   Os integrantes do Grupo Capoeira Negrim receberam um triste comunicado carregado de tristeza, no dia 27 de outubro de 2019, neste dia literalmente o sol não brilhou, os pássaros não cantaram, os risos se calaram e as lágrimas rolaram, pois José Carlos de Souza Ciriaco, conhecido como Mestre Carlinho Aidê, faleceu! A sua ausência causou profunda comoção, foi um verdadeiro exemplo de compaixão, bondade e altruísmo. Que estas palavras sirvam de homenagem.

Bem-vindo à Capoeira.

Texto elaborado pelo Aluno Gohan – MG.


Bibliografia
Fonte: Revista Aú - Ano 2 - Edição #2 - ISSN 2238-8494 - Fonte: Seção Aruanda - Pág. 105 e 106
https://publicacoes.degase.rj.gov.br/index.php/revistaau/article/view/58 https://www.youtube.com/watch?v=hl6PKJtJa3E
https://www.youtube.com/watch?v=Dpt8hafGuqU&t=1862s