Translate

Mestra Codorna



 

        Sucedeu em Minas Gerais, mais precisamente na cidade de Belo Horizonte, o nascimento de Semíramis Maloni Marques Ribeiro, no dia 01 de abril de 1973. Uma sonhadora cheia de expectativas da vida, dedicada, esforçada e com esperança no olhar.

        Aproximadamente no final do segundo semestre de 1992, em Belo Horizonte a história continuava, enamorados, Semíramis foi convidada a assistir uma aula de capoeira pelo Weverton Mauricio Ribeiro conhecido atualmente por Mestre Legalzinho, o que os uniu ainda mais em afetividade. Mediante a isso, Semíramis deixou de participar de um outro esporte ao qual praticava, e felizmente iniciou sua jornada na capoeira no Grupo Porto de Minas, com o graduado Juran. 

        Na capoeira é uma tradição do participante receber um apelido. Semíramis por sua vez, foi apelidada de Codorna, pelo Instrutor Calango, com que treinou até 2002.    Diariamente, milhares de pessoas superam as barreiras de suas limitações, conquistando seus direitos, perseguindo seus sonhos e mostrando ao mundo seu potencial. Baseado nisso, mesmo com uma graduação de aluna, “amarela/laranja”, porém determinada, Codorna passou a lecionar aulas de capoeira na extinta academia Minas Gym na região da Pampulha em Belo Horizonte, pois acreditava que a capoeira poderia mudar vidas.

        No ano 2000, ela inaugurou um projeto de capoeira no salão paroquial da igreja católica do bairro em que reside atualmente. Em decorrência do seu empenho e dedicação surgiram diversos alunos que se tornaram parte importante do seu núcleo, inclusive estão em atividades na atualidade.

        Contudo, Codorna conta que diversas vezes precisava se reinventar na capoeira, as gravidezes dos seus dois filhos não impediu a sua continuidade na capoeira. Nem sempre as condições eram favoráveis, e mesmo em momentos difíceis, Codorna sabia que precisava seguir em frente com o que possuía e que a única coisa capaz de incentivá-la era acreditar em seu propósito com a capoeira. Com a reestruturação do Grupo Rio Minas, definitivamente Codorna passou a treinar com o Professor Legalzinho.

        Por conta do seu engajamento e desejo de garantir o direito das mulheres, ela foi uma das responsáveis pela criação do movimento feminino de capoeira na região metropolitana de Belo Horizonte em 2012. Entretanto, sua forma de agir em nome das mulheres é um exemplo de atitude, especialmente porque Codorna realizou seis encontros femininos de capoeira na cidade de São José da Lapa.

        Algo gerador de felicidade é ter data para comemorar, principalmente as que celebram um momento demasiadamente especial, no dia 09/07/2022 a Mestranda Codorna foi elevada ao patamar de Mestra justamente na comemoração do aniversário de 25 anos do Grupo Capoeira Negrim. 


Texto elaborado pelo Aluno Gohan — Bruno Hermenegildo  MG