Translate

Mestre Ligeiro


Eventualmente mudanças são sempre desafiadoras, em busca de uma nova jornada, o Wenderson e sua família, mudaram-se para a cidade de Maricá no estado fluminense. Contudo, em frente a nova residência de Wenderson, constantemente havia rodas de capoeira, o que despertou o interesse do adolescente ainda mais pela capoeira.

A forma como o jovem nunca permitiu que algum estereótipo interferisse em seus objetivos era admirável, o aprendiz começou a participar assiduamente das rodas. Contudo, na capoeira é uma tradição do praticante receber um apelido, por sua vez, Wenderson demonstrava enorme aptidão, habilidade e velocidade, por isso recebeu o apelido de Ligeirinho pelo seu amigo Marcelo Morete (Marron), e com o decorrer do tempo, ficou conhecido como Ligeiro.

Naquele tempo não existiam treinos formais como atualmente, eram apenas rodas de capoeira, “...as rodas eram nas ruas, sem iluminação, procurávamos focos de luz até mesmo na porta de estabelecimentos, os locais precários, mas era o que tínhamos...” — Em entrevista, Wenderson relembrou deste momento.

É realmente admirável quanta resiliência existiu nesta história, na época, um dos praticantes de capoeira, conhecido por Ventania (atualmente mestre), sensibilizado com a força de vontade dos frequentadores das rodas, decidiu reunir algumas pessoas interessadas em aprender capoeira, e passou lecionar aulas em sua residência. Mesmo contrariando a vontade da família, Ligeirinho iniciou sua trajetória na capoeira,

Em 1988, Ligeirinho ingressou definitivamente no Grupo Filhos da Lua, conforme o seu comprometimento e eficiência, foi elevado ao patamar de cordel azul que simbolizava o título de professor em 1997, a graduação foi concedida pelo Dico que na época já era professor. É mister ressaltar que o Mestre Ventania também era aluno do atual Mestre Dico.

Aproximadamente em 1991, Ligeiro ocasionalmente conheceu o Mestre Carlinhos no Ministério da Cultura. Satisfeitos pela amizade, tornaram-se grandes amigos. Permanecendo no Rio de Janeiro, em busca de uma nova jornada, Professor Ligeiro passou a exercer as atividades no Grupo Rio-Minas com o Mestre Carlinhos em 10/01/1999. Unanimemente Mestre Carlinhos, Professor Ligeiro, Professor Marrom e Professor Legalzinho optaram por reestruturar o Grupo Capoeira Rio-Minas. Reuniram-se em São José da Lapa no dia 29 de janeiro de 2002 e decidiram reinaugurá-lo, renomeando para Grupo Capoeira NEGRIM – em conformidade à sigla de “Nova Escola Geração Rio-Minas”.

Inclusive, algo gerador de felicidade é ter data para comemorar, principalmente as que celebram um momento demasiadamente especial, em 2012 o Mestrando Ligeiro foi elevado ao patamar de Mestre pelo GCN — Grupo Capoeira NEGRIM, no evento MARICAPOEIRA, “...Eu não esperava a corda de mestre, todos sabiam menos eu, fiquei sem reação, pois não me sentia digno de alcançar a mesma graduação do meu mestre.” — Em entrevista, Mestre Ligeiro se emocionou.

Diariamente, milhares de pessoas superam as barreiras de suas limitações, conquistando seus direitos, perseguindo seus sonhos e mostrando ao mundo seu potencial, apesar das dificuldades, sua forma de agir em nome do Grupo Capoeira Negrim,  é um exemplo de atitude, especialmente porque o seu legado é manter a equipe unida e saudável.

Texto elaborado pelo Aluno Gohan — Bruno Hermenegildo  MG