Translate

Mestre Vieira (Padrinho do grupo NEGRIM) - In Memoriam


Mestre Vieira
In Memoriam
(Padrinho do Grupo NEGRIM)

    José Vieira dos Anjos, conhecido como Mestre Vieira, nascido dia 14/02/1956 no estado do Rio de Janeiro no Morro da Matriz, no Engenho Novo, natural de uma família humilde e simples que enfrentaram dificuldades na época para cuidar do pequeno José, alocaram-o com seis anos de idade em um internato na Escola Wenceslau Brás pertencente ao SAM (Serviço de Assistência ao Menor) em Caxambu-(MG) pois creram ser o melhor para o futuro da criança. Aos 8 anos de idade no dia 01/12/1964, com a extinção do SAM, José é transferido para a Escola XV da FUNABEM (Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor) no Rio de Janeiro.
    Depois de um longo período no internato, José Vieira conheceu a capoeira através de um programa do jornalista Flávio Cavalcanti.
   No dia 13 de julho de 1973, fundou, na FUNABEM, o Grupo de Capoeira Aidê – Arte Marcial Brasileira, no qual José Viera aperfeiçoou e ampliou o seu conhecimento sobre a arte da capoeira. Em busca de um futuro promissor, José Viera orientava as crianças e adolescentes sobre o uso indevido de drogas ensinando-os um convívio social através da capoeira, ele defendia a tese de que a capoeira não era para gerar ódio nem violência e sim gerar sabedoria, consciência, saúde, humildade cooperação e cultura.
     Em 1974 aos 18 Anos, José Viera ingressou no Corpo de Fuzileiros Navais. Ele ministrava aulas de capoeira naquele local, ao longo dos anos José Vieira foi formado a Mestre, e posteriormente formou inúmeros outros mestres conhecidos. Incansável em sua luta pela preservação e divulgação da capoeira, Em 2007 na época do Campeonato Pan-Americano, o Mestre Vieira participou da realização de um grande evento de capoeira denominado CAPOEIRA DO RIO É PAN. Mestre Vieira era chamado por todos e todas de "Baluarte da Capoeira".
     No dia 19 de março de 2011 um grande homem se foi, faleceu o Mestre Vieira, Os Integrantes do Grupo Capoeira Negrim com grande pesar acataram esta notícia, e ao mesmo tempo orgulharam-se, pois foram apadrinhados por um Mestre tão especial. Com certeza o legado deixado pelo Mestre Vieira para as futuras gerações ficará marcado na história da capoeira. Para ele lutar capoeira é o mesmo que filosofar e poetizar, é uma terapia brasileira. Remédio para muitos males. É estar de bem consigo, ser independente, extrovertido e solidário com o sofrimento alheio. Tinha a preocupação de transmitir o seu conhecimento para os jovens, ensinando-lhes a importância da preservação de nossa cultura.

Texto Complementar 
Colaboração do Aluno Gohan - MG